Com experiência adquirida em mais de 20 anos de mercado, a Engrenar pode participar do desenvolvimento parcial ou total da sua ideia até a implementação. Fazemos a gestão da atividade ou o projeto como um todo, de forma participativa, onde o cliente ou instituição acompanha em tempo real as fases, histórico e todo detalhe relevante do desenvolvimento.
Possuimos experiência no desenvolvimento de projetos mecânicos para pequenas e grandes indústrias desenvolvendo projetos e parcerias em diversas áreas: embalagens, setor alimentício, linha branca, linha marrom, médica, IOT, automotiva, elevação de pessoas e cargas, segurança nacional dentre outras.
Como trabalhamos
Dosamos, em função do desafio, o uso de metodologias e ferramentas para assegurar agilidade, custo reduzido, ferramentas de custo, simulação, realidade aumentada, dentre outras.
Para a gestão de projetos, adotamos metodologias ágeis, utilizando plataforma própria e/ou em parceria com a do cliente, visando desde o início acompanhar o escopo contratado, realizar a gestão de pessoas, garantir excelência na gestão de riscos e realizar a gestão dos custos.
Como metodologia para fomento a Inovação, utilizamos a abordagem do Design Thinking, uma ferramenta para resolução de problemas em qualquer área do conhecimento por meio de um conjunto de métodos e processos que contribuem desde a análise do problema, até mesmo a criação de solução e implementação
Dessa forma, buscamos em primeiro lugar compreender o problema que o cliente pretente resolver, considerando todos os seus aspectos e diferentes perspectivas.
Em seguida atuamos projetando soluções utilizando o parque tecnológico próprio da Engrenar e a estrutura da Universidade (Cietec/Ipen) e ecossistema de inovação no qual estamos envolvidos, além do próprio ambiente do cliente, sempre que há essa possibilidade e interesse.
Na etapa em que projetamos as soluções, utilizamos ferramentas 2D, 3D além de impressão sempre que necessário. O cliente consegue visualizar, participar de simulações em realidade aumentada, realizar análise crítica e sugestões de melhorias.
A Engrenar também pode atuar junto a pesquisa com usuários finais e elaborar relatórios técnico e científicos sistematizando conhecimentos e facilitando a transferência de tecnologia.
A terceira etapa consiste em implementar a melhor solução, desenvolver relatório técnico e toda a documentação da solução com o detalhamento necessário.
Na quarta etapa podemos atuar na prototipação, bem como apoiar a empresa no processo de fabricação e posteriormente manutenção do dispositivo ou máquina.
Tem sido ainda cada vez mais comum a necessidade de prototipar elementos de integração aos equipamentos e máquinas, contando também com a expertise de equipe multidisciplinar, envolvendo projetistas e engenheiros de áreas diversas, incluindo elétrica, eletrônica, mecatrônica e TI. Estar em um ambiente próximo a Universidades e a um ecossistema de inovação nos possibilita atrair os melhores talentos para o seu projeto.